Como pode, a noiva escolher o seu vestido, o vestido de noiva dos seus sonhos?
R: A noiva deve escolher o vestido de noiva a gosto. A noiva tem de estar esplendorosa, ela é o centro das atenções, tem de estar confiante e segura, por isso deve escolher a gosto. Depois a escolha pode é ser ajustada de forma a equilibrar, harmonizar quer com o seu corpo que com o seu orçamento, se for caso disso. Cada noiva tem o seu próprio sonho, e em especial neste dia, o seu sonho tem de ser concretizado.
A escolha de todo o que tem a ver com o casamento, e muito em especial o vestido de noiva, implica, genericamente uma de envolvência significativa, com as fazes de procura de informação, experimentação, avaliação e tomada de decisão.
Existem regras para escolher o vestido de noiva?
R: Existem aspetos genéricos a ter conta, como sendo a silhueta que mais a pode beneficiar, o decote a utilizar, ter ou não ter manga, que tipo de tecidos, etc. O exemplo mais fácil de perceber é que se a noiva é baixinha e larguinha, o corte de vestido de noiva tipo sereia não será de todo o mais adequado para que a noiva possa brilhar num dos dias mais importantes da sua vida. Todavia, na confeção por media, como é o caso, estas aspetos não serão o mais relevante inicialmente. O mais relevante é mesmo o gosto da noiva, depois esses aspetos serão trabalhados com a noiva em função do vestido, do seu corpo e do seu orçamento, caso haja necessidade.
Quanto a silhuetas, genericamente que regras são essas?
R: As silhuetas ou o corte de vestidos mais populares serão o vestidos de noiva tipo princesa, muitas vezes também conhecido por vestido de noiva estilo baile, o vestido de noiva tipo império, o vestido de noiva tipo sereia, o vestido de noiva tipo tubo e o vestido de noiva tipo linha A.
O vestido noiva tipo linha A, é muito popular entre as noivas. É um corte de vestido que não compromete. Caracteriza-se por ser um vestido com um corte base simples, mais estreito na zona do tronco da noiva e vais abrindo até aos pés formando uma espécie de A. Por ser um corte simples e que vai abrindo, fica muito bem em qualquer tipo de corpo.
O corte de vestido de noiva tipo tubo, é o que dá mais margem de manobra na medida em que não forma curva, é exatamente um tubo, mais ou menos justo ao corpo, mais ou menos longo, por isso qualquer mulher pode usar um vestido de noiva tipo tubo, depois ajusta-se ao corpo.
Corte de vestido de noiva tipo sereia, é muito, muito sensual. Ajusta-se ao corpo da mulher, desde o tronco até mais ou menos perto dos joelho e depois abrindo até aos pés. Assim revela todas as curvas do corpo da mulher. Por exemplo, quem não tem um pouquinho de curvas não será um corte muito aconselhado. Como dizem algumas clientes, “…se não tenho curvas fico estilo palito, não fica bem.”
Silhueta de vestido de noiva estilo império é muito elegante. O vestido “cinta” no peito e abre logo abaixo deste em A, caindo em peso até aos pés. É o corte ideal para disfarçar alguma barriguinha.
O Vestido de noiva estilo princesa ou baile, é caracterizado pela parte de cima muito justinha ao corpo, marcando as curvas da noiva e a partir da cintura forma-se uma saia com bastante roda. Este tipo de vestido ao definir cintura a depois abrir numa saia em roda, fica bem e é muito indicado para quem não tem uma silhueta muito definida, pois proporciona curva até à cinta e depois esconde o resto do corpo.
Da mesma forma existem regras para os diferentes tipos de decotes, em vestidos de noiva?
R: O decote num vestido de noiva é um aspeto fundamental a ter em conta. Muitas vezes o romantismo da noiva e a sensualidade são justamente no decote que são trabalhadas. Por isso é necessário fazer toda a atenção ao trabalhar o decote do vestido para a noiva. Devemos ter em conta o tamanho do pescoço, o tamanho o peito e forma do peito. Por exemplo quanto maior o busto, menor o decote ou então quanto menor o pescoço, maior o decote. Convém ainda tomar em consideração, o tipo de casamento e o local e quem vai realizar a cerimónia de casamento. Por vezes não são permitidos decotes mais arrojados e convém evitar problemas…
Todavia podemos afirmar que os decotes mais utilizados serão:
O decote apenas com uma alça, é assimétrico portanto tem um umbro diferente do outro.
O decote em barco, faz tipo meia lua de um umbro ao outro mostrando ligeiramente as clavículas, indicado pera mulheres magritas.
Decote em “V”, é um decote que alonga o pescoço a favorece quem uma noiva com peito grande.
Decote em “U”, fica muito bem em praticamente todas as noivas. As alças são estreitas e permitem definir bem os braços da mulher.
O decote em coração, é um decote excelente para quem tem um peito grande. É um decote que finda logo acima do peito formando uma imagem semelhante a um coração. È muito romântico….
Existe o decote quadrado, para mulheres que pretendem enfatizar a discrição e pode ser utilizado em todo tipo de corpos.
O famoso decote tipo cai-cai, ou como se diz no Brasil, “tomara-que-caia”. Deixa os ombros descoberto, e é essencialmente utilizado por que tem ombros magros e não tenha demasiado peito.
As alças fininhas, ou conhecido também como decote em alças de esparguete, que é bastante útil para quem tem o peito pequenino, pois ajuda a segurar o vestido e aumentar a sensação de segurança e conforto.
O decote em ombros caídos, é o tipo de vestido que assenta por fora dos ombros formando quase uma linha horizontal acima do peito. É um decote bom para quem tem um peito um pouquinho maior.
Decote em “V”com alça ao pescoço, forma um “V” na zona do peito e sai uma alça que abraça o pescoço da mulher. Este decote é ideal para quem tem um busto maior e os ombros bonitos.
Cada um destes tipos de decotes, há-de condicionar a forma como as costas são trabalhadas. Poderão ser mais ou menos fundas, mas em alguns casos a sua profundidade é delimitada pelo decote do vestido que a noiva escolher.
Natália, e a cauda do vestido de noiva?
R: Existem também vários tipos de cauda para vestidos de noiva.
A cauda, que mais não é do que uma pequeníssima extensão do vestido, quase não é cauda!
Depois temos caudas que vão até aos 1,5mt de cumprimento e depois daí para cima com variações de mais ou menos 1mt. As caudas são medidas desde a cintura. Depende da silhueta do vestido e do gosto.
O vestido de noiva continua a ser um vestido branco?
R: Não. O vestido de noiva é da cor que a noiva quiser. Hoje em dia o significado original do vestido de cor branco, não faz sentido. Quem utiliza o branco como cor para o seu vestido de noiva é porque gosta, e continua a ser das cores mais escolhidas, mas existem outras muitíssimo utilizadas como sendo o perola, o marfim, o champanhe, o casca de ovo, isto para casamentos formais, para casamentos semi-formais ou informais aí são muito utilizadas o azul, o cor-de-rosa a par de outros tons mais pasteis. Mas permitam, já fizemos lindíssimos vestidos de noivas vermelhos….
Existem outros fatores a ter em conta?
R: Sim, existem outros fatores, por exemplo a época do ano. Numa época mais fria, por exemplo, pode fazer um vestido com mangasou então trabalhar o look da noiva com os acessórios, como os boleros, estolas, ect.
De qualquer das formas, o mais relevante é o gosto da noiva sempre. Qualquer assunto que surja, tem de ser resolvido tendo sempre por orientação o gosto da noiva.

 

Onde encontrar Natália Pereira
https://www.facebook.com/nataliamhpereira/
Vestidos de Sonho…